Médicos fazem cirurgia de emergência e retiram tumor de 46kg de paciente

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

RIO DE JANEIRO | Uma mulher precisou passar por uma cirurgia de emergência em um hospital em Itaperuna (RJ) para a retirada de um tumor de 46 kg. Segundo o médico que realizou o procedimento, a paciente tem 45 anos, 1,52 metro de altura e pesava 150 kg. Ela está internada e passa bem.

“Foi o maior tumor que eu operei e certamente um dos maiores que alguém já operou. Não é todo dia que se faz uma cirurgia de um tumor desse tamanho, não”, disse ao UOL, Glaucio Boechat, médico-cirurgião há mais de 20 anos.

A mulher deu entrada na unidade de saúde sentindo muita falta de ar por causa do tumor. Após passar por exame de imagem e por avaliação médica, a equipe decidiu fazer a retirada. Ao todo, o procedimento demorou cerca de duas horas. A paciente é natural de Minas Gerais mas morava em Itaperuna.

Segundo o cirurgião, ela convivia com o tumor há cinco anos. A origem da doença pode ter sido pelo útero, mas informações sobre o quadro clínico da paciente só será descoberto após o resultado da biópsia, que sai em até 20 dias.

O hospital é filantrópico, investe em alta tecnologia e a cirurgia da paciente foi totalmente gratuita, em parceria com o SUS.

“Foram cerca de 13, 14 pessoas só no centro cirúrgico. O hospital todo se mobilizou para realizar o procedimento dessa paciente. Ela está bem, estável, respirando sem ajuda de aparelhos, conversando e se alimentando. Agora, é esperar essa resposta ao trauma para ir ao quarto e darmos alta para casa”.

Leia Também