Cadastro Nacional de leitos de UTI desmente Braga e identifica 15 leitos de UTI em Parintins

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Ao contrário do que disse o senador Eduardo Braga (MDB), que neste momento atua como candidato ao governo do Amazonas, Parintins tem hoje 15 leitos de UTI montados pelo Governo de Wilson Lima (União Brasil). Os dados são oficiais e constam no (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), registro do DataSUs. Braga disse que Wilson mentiu ao dizer que há leitos de UTI no interior do Amazonas, mas na verdade a informação do governador é totalmente verdadeira.

A declaração dada por Braga em entrevista ao JAM1 da Rede Amazônica pode ser facilmente desmentida, pois os dados são públicos e abertos para pesquisa. São 10 leitos na modalidade adulto tipo II e 5 neonatais também tipo II. Os leitos foram criados na gestão de Wilson Lima, e são os primeiros do interior do Amazonas em toda a história.

O CNES reúne em sua base de dados leitos disponíveis nas instituições de saúde nacionais e são dados repassadas pelas gestões municipais e estaduais. Constam no Cadastro leitos clínicos, cirúrgicos, complementares, adultos e pediátricos, entre outros.

Os leitos de UTI de Parintins constam na categoria complementar, em leitos existentes, ou seja, que estão disponíveis para uso, e que somam 51 na localidade, sendo 12 unidades intermediárias neonatais, 13 de cuidados intermediários pediátricos e 11 de cuidados intermediários adulto, além dos de UTI adulto e pediátrico. Os leitos de cuidados intermediários constam como habilitados pelo SUS.

Leia Também