Prefeitura de Manaus garante ônibus de graça, ruas limpas e fiscalização no domingo de votação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

A Prefeitura de Manaus montou uma força-tarefa para garantir a normalidade dos serviços de transporte, trânsito e limpeza no domingo, 2/10, primeiro turno das Eleições Gerais 2022, na capital amazonense. O esquema especial envolve 356 fiscais do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e mais de 150 servidores da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) atuando nas ruas da cidade desde as primeiras horas da manhã.

Além da gratuidade no transporte coletivo urbano, do tipo convencional, das 4h às 18h, assegurando o deslocamento dos eleitores em todas as zonas da cidade, no período das 4h às 18h, conforme Decreto Municipal n° 5.399, de 28 de setembro de 2022, um total de 56 fiscais de transporte irá atuar, a partir das 4h, nos terminais e garagens de ônibus, para controlar a saída do transporte no horário certo. A frota será de 1.149 ônibus para o domingo de eleição.

“As equipes estarão até o final da votação acompanhando o atendimento ao passageiro, para garantir que tudo transcorra da melhor forma possível, e o cidadão possa utilizar os ônibus com tranquilidade no dia da eleição”, disse o vice-presidente de Transporte do IMMU, Alexandre Frederico.

Caso os usuários de transporte público tenham dúvidas sobre quais linhas passam nos locais de votação, pode fazer a consulta pelo Disque Transporte 118 ou pelo aplicativo “Cadê meu ônibus”.

Trânsito

A operação especial de trânsito montada envolve aproximadamente 300 agentes, responsáveis por garantir a fluidez do tráfego e o acesso de eleitores aos locais de votação do primeiro turno das eleições. Os servidores estarão nas ruas a partir das 5h, para monitorar a circulação de veículos e pedestres.

Segundo o IMMU, não haverá interdição de ruas ou avenidas situadas nas zonas eleitorais, nem alteração nas áreas de circulação de veículos. No entanto, as áreas próximas aos locais de votação serão preservadas para priorizar o embarque e desembarque dos eleitores.

Em caso de obstrução de vias, os agentes de trânsito podem ser solicitados pelo telefone 0800 092 1188 Plantão do IMMU Trânsito, que funciona 24 horas.

Limpeza

A Semulsp estará nas ruas com diversos trabalhadores entre garis, motoristas, encarregados e fiscais, no domingo, em ritmo de plantão, com o serviço de coleta domiciliar e varrição, durante o período eleitoral.

No período noturno, mais de 150 trabalhadores do setor de varrição e coleta domiciliar irão atender as principais áreas onde estão localizados os colégios eleitorais e Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). A equipe operacional da Semulsp está atenta ao descarte irregular de santinhos em via pública durante o domingo.

“A coleta de lixo percorrerá os pontos de descarte irregular em todas as zonas da cidade e avenidas principais, para manter sempre a cidade limpa, conforme determina o prefeito David Almeida. Nossos trabalhadores estarão com efetivo reforçado para atender os principais pontos de votação e o TRE-AM”, reforçou o secretário da Semulsp, Altervi Moreira.

Fiscalização e segurança

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), atuará, desde a noite de sábado, 1º/10, nas Eleições 2022, participando da Central Integrada de Fiscalização (CIF), que acontecerá nos bares e estabelecimentos da cidade, visando o cumprimento da Lei Seca.

A Guarda Municipal continuará atuando no domingo normalmente nos prédios públicos onde já estão escalados.

Leia Também