Praça 14, o ‘Berço do Samba’, completa 139 anos com três dias de festa; confira

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

As comemorações para o aniversário de 139 anos do bairro Praça 14 de Janeiro, na Zona Sul de Manaus, vão ocorrer nesta sexta (13), sábado (14) e domingo (15) nas áreas externa e interna da quadra da Escola de Samba Vitória-Régia, na rua Jonathas Pedrosa.

A programação inicia às 19h e dois palcos serão montados para atrações como: Guto Lima, Uendel Pinheiro, George Japa, Xiado da Xinela, Felipe Sales e Afonso Lima. O evento é gratuito.

A diretora-presidente, em exercício, Oreni Braga, ressalta que a Fundação Municipal de Cultura apoia os três dias de evento com serviços de sonorização, iluminação, palco e banheiros químicos.

O bairro já foi chamado de 14, Vila Maranhense e praças Fernandes Pimenta, e Portugal. Foi na Praça 14 que surgiu a primeira escola de samba de Manaus, chamada Escola Mixta de Samba da Praça 14 de Janeiro, fundada em 1946. Em 1975 houve a criação da verde e rosa: Escola Vitória Régia.

O bairro sempre sediou manifestações afro-brasileiras que, quando da sua fundação, eram presentes também em bairros não mais existentes como a Costa da África, que ficava próximo ao antigo cemitério São José, onde está localizada atualmente a sede do Atlético Rio Negro Clube, na área central da cidade, e também no bairro Cachoeirinha.

Leia Também