Pela primeira vez Fifa anuncia mulheres para arbitrar jogo da Copa; brasileira está entre elas

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Pela primeira vez na história a Copa do Mundo terá uma árbitra apitando um jogo masculino. E duas assistentes. E uma delas brasileira! A francesa Stéphanie Frappart, de 38 anos, foi escalada para a partida entre Costa Rica e Alemanha, que vale vaga nas oitavas de final.

A brasileira Neuza Back e a mexicana Karen Diaz Medina serão as assistentes.

Dentre os 129 profissionais de arbitragem escolhidos para a Copa do Mundo, apenas seis são do sexo feminino. E Neuza está entre elas. A Fifa escalou ainda as árbitras Stéphanie Frappart (França), Salima Mukansanga (Rwanda) e Yoshimi Yamashita (Japan) e as auxiliares Karen Díaz Medina (México) e Kathryn Nesbitt (EUA).

Ao lado da comentarista Renata Mendonça, a assistente destacou o carinho recebido após o anúncio da Fifa.

“Foram inúmeras mensagens e ligações, fiquei praticamente o dia todo no telefone. Eu falava: ‘caraca, quantas pessoas estão torcendo por mim’. É bom receber esse carinho, saber que tem tantas pessoas torcendo por você e num mundo assim com tanto preconceito. Os meus colegas árbitros falaram que estavam felizes que eu iria.”

A francesa já está acostumada a ser pioneira e, em 2020, foi a primeira mulher a arbitrar na Liga dos Campeões, na partida entre Juventus e Dínamo de Kiev. Ela foi premiada em 2020 e 2021 como melhor do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).

Francesa será a árbitra do jogo

O duelo entre Costa Rica e Alemanha está marcado para esta quinta-feira (1), às 15h, no estádio Al Bayt, pelo Grupo E. Os alemães vivem situação dramática e, para avançar, precisam vencer, além de torcer por derrota do Japão para a Espanha. Se os japoneses empatarem, a decisão sobre quem passa seria no desempate por saldo ou gols marcados.

Já a Costa Rica vai às oitavas se vencer. Caso empate, precisaria torcer por derrota do Japão para a Espanha.

Leia Também