Estudante da Ufam vence Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

MANAUS – AM | A 3ª edição do Prêmio Ricardo Boechat de Jornalismo Político da Escola do Parlamento de Itapevi (SP), teve como um dos vencedores o graduando em Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Vinicius Souza.

Com a reportagem intitulada “Saneamento Básico: um direito de todos, um privilégio para poucos”, a equipe Coletivo Fonte 5, formada por Vinicius Souza, Eduardo Schmitt, Felipe Barbosa, Karla Santos e Tainá Oliveira, abordou o descaso nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste do País.

Além de receber as melhores notas da Comissão Julgadora, a reportagem ainda venceu na categoria “Votação Popular”, com mais de 1,7 mil interações no Facebook. As premiações são divididas com mais quatro jornalistas dos estados da Bahia (BA), São Paulo (SP) e Rio Grande do Sul (RS), que juntos formam o Coletivo Fonte 5.

Como representante da Região Norte, Vinicius levantou a questão do drama vivenciado na capital amazonense, especialmente por moradores do bairro Educandos, localizado na Zona Sul de Manaus. “Conhecer a realidade de quem não possui água encanada, coleta e tratamento de esgoto, nem limpeza urbana foi marcante. Ver os dados estatísticos é uma coisa, mas não tem comparação com pisar, de fato, onde acontece o problema e conversar com as vítimas”, destacou o estudante.

Vinicius é integrante há mais de um ano do Portal da Ciência, projeto de extensão de Divulgação Científica do curso de jornalismo da Ufam, atuando em diversos quadros audiovisuais com a orientação da professora Cristiane Barbosa. “Participar por mais de um ano das atividades de divulgação científica do Portal da Ciência contribuíram de forma significativa para o meu desenvolvimento técnico e profissional para emplacar uma atividade como essa e alcançar junto à equipe do Coletivo 5 este prêmio”

Leia Também