Covid: mais de 1 milhão de pessoas estão com a terceira ou quarta dose atrasadas em Manaus

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

A vacina contra a Covid-19 será ofertada à população manauara em nove unidades de saúde da Prefeitura de Manaus, neste sábado, 29/10, no horário das 8h às 12h. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) busca sensibilizar os usuários a atualizar o esquema vacinal contra a doença, principalmente com as doses de reforço, para garantir a proteção contra as consequências graves do vírus.

Dados

O Vacinômetro municipal (vacinometro.manaus.am.gov.br) aponta que, até esta sexta-feira, 28/10, mais de 4,9 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas em Manaus. Quase 80% da população vacinável, com 3 anos de idade ou mais, já completou o esquema inicial com as duas doses ou dose única.

Em relação às doses de reforço, mais de 629 mil pessoas estão com a terceira dose atrasada, e outras 409 mil já passaram do intervalo para a quarta dose. A quinta dose, liberada apenas para adultos imunossuprimidos, já foi recebida por 184 pessoas.

 

 

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, informa que o município observa uma mudança no cenário epidemiológico da doença e por isso tem estimulado a população a buscar as doses pendentes, seja 1ª, 2ª, 3ª, 4ª ou 5ª, observando o intervalo necessário e o público contemplado.

 

“A campanha de imunização contra a doença está sendo executada pela Semsa, de forma ininterrupta, desde janeiro de 2021, mas infelizmente muitas pessoas deixam de voltar aos postos para tomar as demais doses ofertadas. Queremos lembrar que ainda estamos em uma pandemia, e a ferramenta mais forte contra a Covid-19 é a vacina, ofertada gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS)”, orienta Djalma.

Se o usuário perdeu o cartão de vacina ou não lembra quantas doses já tomou, pode fazer a consulta individual na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), digitando o CPF. A ferramenta também indica qual dose o usuário está pendente.

 

Endereços

O subsecretário afirma que, neste sábado, pelo menos um posto de vacinação estará disponível em cada zona geográfica da cidade. A população deve apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacina.

Na zona Sul, a população pode buscar a USF Doutor Rayol dos Santos (avenida Constantino Nery,  Flores). Na zona Oeste, a USF Deodato de Miranda Leão (avenida Presidente Dutra, Glória). Na zona Leste, três unidades estarão abertas: USF Alfredo Campos (alameda Cosme Ferreira, Zumbi), USF Amazonas Palhano (rua Antônio Matias, São José Operário) e USF Leonor Brilhante (avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves).

Na zona Norte, região mais populosa da capital, o público poderá buscar quatro unidades: Clínica da Família Carmen Nicolau (rua Santa Tereza D’Ávila, Lago Azul), USF Áugias Gadelha (rua 15, Cidade Nova I), USF Balbina Mestrinho (rua Major Silvério J. Nery, nº 170, núcleo 3, Cidade Nova) e USF Major PM Sálvio Belota (rua Samambaia, nº 786, Santa Etelvina).

Os usuários podem consultar todos os endereços e horários dos pontos de imunização, inclusive nos dias úteis da semana, no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente no link bit.ly/localvacinacovid19, e ainda nas redes sociais da secretaria.

 

 

 

Leia Também