Cantora amazonense se prepara para ganhar o mundo com hit ‘Cardume’

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Depois de passar pelo palco do festival Primavera Sound e pelos telões da Times Square em Nova York, como uma das Black Voices 2023 do Youtube, a cantora e compositora amazonense Karen Francis se prepara para ganhar o mundo mais uma vez com a nova música “Cardume”. O hit será lançado nesta quarta-feira (25), nas principais plataformas de streaming.

Com um ritmo calcado no afrobeat, a canção é o terceiro single do novo disco da artista e chega acompanhada de um videoclipe.

Em versos assinados por ela mesma, Karen Francis canta em “Cardume” sobre a dualidade e a sensação de pertencer a uma comunidade, mas se sentir separado dela em certas fases da vida.

“Essa música foi composta depois de uma imersão que fiz no trabalho da cantora Mayra Andrade, lá de Cabo Verde, em 2020”, conta a artista.

“Eu estava com o peito cheio de inspiração e vontade de falar sobre a profundidade que existe na rotina, naquilo que a gente deixa de perceber, e fazer tudo isso com uma cadência hipnotizante que a herança da música africana no Brasil imprime”.

Segundo a cantora e compositora, a rotina e o sentimento de dualidade também estão impressos no videoclipe da música, que tem a direção assinada por Anna Suav, com parte das cenas gravadas no bairro Cidade de Deus, na periferia da zona Norte de Manaus, onde a artista reside.

Outros locais, pontos de referência da capital manauara, como a praia da Ponta Negra, área considerada nobre da capital, também compõem o vídeo.

O audiovisual também ilustra outra fase de Karen, mais madura e consistente, mas, ainda assim, colorida, solta e dançante.

“Envolvemos a minha pequena comunidade de vizinhos, pessoas que acompanham meu crescimento e amigos, e tornamos aquelas pessoas as peças-chave do clipe. A ideia era mostrar uma figura de realeza no meio de um bairro que segue seu fluxo normal”, destaca Karen.

“Desde pequena, eu penso sobre como tudo é absurdamente interessante. O lugar que vivo não poderia ser diferente pra mim, e, por isso, achei de belíssimo tom mostrá-lo pra todo mundo e dizer que eu sou fruto disso também”.

O videoclipe de “Cardume” foi produzido com o apoio do Edital Prêmio Amazonas Criativo 2021, do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

“Cardume” completa a sequência de lançamentos que começou em 2022, com as músicas “Confissão” e “Expectativa”, todas fazem parte do primeiro álbum que Karen Francis deve entregar ao público em 2023.

Sobre a artista

Karen Francis é uma representante distinta do R&B, nova MPB e afrobeat contemporâneos produzidos no Norte do país.

A voz potente, a lírica sensível e a musicalidade que une raízes da música negra, sonoridades africanas e influências de rap e MPB marcam as melodias da cantora, compositora e instrumentista, natural de Maués, no interior do Amazonas, e crescida na capital, Manaus.

No repertório, Karen Francis conta com o EP de estreia “Acontecer” (2018), e sua releitura, “Acontecer – Ao Vivo” (2021). Em uma nova era da sua carreira, ela deu o pontapé inicial em seu primeiro disco com os singles “Expectativa” (2022) e “Confissão” (2021) – este último com participação de Anna Suav, produzido dentro das Seletivas Se Rasgum Amazônia Legal, do Festival Se Rasgum (PA).

Em 2022, ela também foi destaque na programação do festival Primavera Sound, em sua primeira edição em São Paulo, e foi anunciada uma das selecionadas da turma 2023 do Black Voices Music/Fundo Vozes Negras, uma iniciativa do YouTube.

*Com informações da assessoria

Leia Também