Boi Manaus marca estreia da Guarda Municipal armada com equipamento letal

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), atuou no primeiro dia do “Boi Manaus 2022”, na sexta-feira, 22/10, com a nova Guarda Municipal armada. Os agentes que receberam das mãos do prefeito David Almeida na última terça-feira, dia 18, o armamento e o porte de arma, agora podem atuar em grandes eventos como um reforço para a segurança pública da capital amazonense. O evento segue até este domingo.

Ao todo, 80 homens da Guarda Municipal de Manaus atuaram na primeira noite do evento espalhados em pontos estratégicos do Centro de Convenções de Manaus, o sambódromo, garantindo a segurança dos mais de seis mil brincantes durante toda a programação.

“Aqui no Boi Manaus a segurança é conjunta com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil. A Guarda Municipal pela primeira vez está armada, o armamento foi entregue a pouco pelo prefeito David Almeida. Só que os guardas além das armas de fogo, também têm spray de pimenta, equipamentos de choque e todo o equipamento menos letal que a legislação permite”, destaca o subsecretário da Semseg, Alberto Neto.

Com a proposta de ser mais próxima da sociedade como uma guarda mais comunitária, os agentes vêm sensibilizando à população sobre suas atribuições e provando que todos podem ser uma força de segurança, sem confundir força com truculência e nem educação com fraqueza.

Durante os próximos dois dias de evento, o efetivo de 80 guardas municipais deve ser mantido. Todos os profissionais são treinados e capacitados para agir quando se fizer necessário, preservando o patrimônio público e a vida de quem utiliza os serviços e espaços municipais.

Leia Também