Uma forte tempestade no Rio Amazonas na madrugada de domingo (8) deixou o ferry boat Golfinho do Norte encalhado por mais de 24 horas próximo a Itacoatiara (a 176 km de Manaus), interrompendo a viagem de cerca de 200 passageiros que seguiam de Santarém para a capital amazonense. A embarcação só conseguiu ser liberada na manhã desta segunda-feira (9) após a chegada de um rebocador de grande porte.
Enquanto o ferry boat permanecia imóvel no chamado Rio Paranzinho, próximo ao Paraná da Eva, parte dos passageiros foi retirada por barcos menores, enquanto outros optaram por ficar a bordo para cuidar de veículos e cargas. Um dos viajantes relatou à reportagem: “Já vieram vários rebocadores, mas só um maior conseguiu nos ajudar. Ainda faltam 12 horas até Manaus”.
A empresa responsável pelo Golfinho do Norte informou que o problema foi solucionado e que a embarcação passará por manutenção. Apesar do susto, não houve registro de feridos. O episódio expõe os riscos da navegação na região durante o período de chuvas intensas.