A Genrent do Brasil Ltda, credora da Amazonas Energia, acusa a concessionária de desviar recursos públicos para fraudar credores e o Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas iniciou uma investigação para apurar denúncias de improbidade administrativa, peculato e fraude. A investigação foi registrada sob o número PR-AM-00028529/2024.
Segundo a denúncia contra a Amazonas Energia, a Genrent encontrou resistência e várias dificuldades impostas pela empresa como a liberação de R$ 50 milhões, destinados ao pagamentos de dívidas, e que estavam bloqueadas judicialmente, mas foram supostamente transferidos para a empresa Oliveira Energia S/A.
O Ministério Público investiga as práticas que não seriam isoladas, já que rotineiramente a concessionária alega falta de recursos para cumprir suas obrigações dizendo que não tem como pagar porque os valores bloqueados são de origem pública.
O processo seguirá os trâmites previstos pela Resolução CNMP 174/2017, que regulamenta o recebimento e processamento de representações pelo Ministério Público. A procuradora da República Renata Santos de Souza determinou a autuação, registro e distribuição da denúncia ao Núcleo de Combate à Corrupção.