Publicidade

SSP confirma 125 furtos e roubos de celulares durante Festival de Parintins

Facebook
Twitter
WhatsApp

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou, durante o 58° Festival de Parintins, redução nos índices de criminalidade em relação ao ano anterior. Os dados da operação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Polícia Civil (PC-AM) mostraram queda nos casos de furtos, entre eles o de celular, e lesões corporais, além de maior efetividade nas prisões e recuperação de aparelhos celulares.

ADVERTISEMENT

Durante os três dias de festa, conforme o Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) da SSP-AM, foram registrados 125 furtos e roubos de celulares, contra 165 ocorrências em 2024, representando uma redução de 24%, destacando que destes casos 22 aparelhos foram devolvidos a seus proprietários, pelo Programa RecuperaFone, e os suspeitos presos e conduzidos à Justiça. Além de 175 casos de furtos em geral no ano passado e 153 em 2025, totalizando 12,5% de redução.

Os casos de lesão corporal também apresentaram queda expressiva, foram 22 em 2024 e, neste ano, 13 registros, totalizando uma redução de 41%.

“Esse é o resultado conquistado a partir do empenho dos nossos policiais civis, militares do nosso Corpo de Bombeiros e de todos que integram o Sistema de Segurança Pública, que esteve trabalhando 24 horas durante todo o Festival. Agradeço aqui as nossas equipes e todos que trabalharam com muito empenho durante toda a Operação Parintins 2025, que promoveu mais segurança para toda a população que esteve no Festival”, disse o secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida.

Sistema de tecnologia

A operação Parintins também contou com 80 câmeras do Sistema Paredão, com tecnologia de reconhecimento facial e placas. Os equipamentos foram instalados em pontos estratégicos da cidade e auxiliaram no reconhecimento de foragidos da Justiça.

As ações de monitoramento, realizadas a partir das equipes da Secretaria Executiva de Inteligência (Seai), foram essenciais para que a Polícia Militar (PMAM) efetuasse a prisão de 10 pessoas com mandados de prisão em aberto. Além disso, resultou, ainda, na prisão em flagrante de uma pessoa por homicídios e na prisão de outros dois suspeitos por tráfico de drogas.

Ao todo, 26 pessoas foram presas a partir das ações integradas, sendo 23 adultos e 3 adolescentes, dos quais dois por crime análogo ao tráfico de drogas e outro por roubo. Dos 23 adultos, quatro foram por roubo e furto de celulares. A prisão do grupo resultou na recuperação de 22 aparelhos celulares.

Integração CICC-L

As três noites do Festival e mais a Festa dos Visitantes foi monitorada a partir da integração de mais de 30 órgãos das esferas estadual, federal e municipal. Desde o início até após o término dos eventos, as equipes estavam realizando os monitoramentos a partir do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC-L), que teve a coordenação da SSP-AM.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights