Publicidade

Sindmetal diz que mais de 30 empresas da Zona Franca anteciparam férias coletivas por causa da seca

Facebook
Twitter
WhatsApp

Com a seca extrema no Amazonas, o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal) informou que cerca de 10 a 15 mil trabalhadores, de mais de 30 empresas da Zona Franca de Manaus decidiram antecipar as férias coletivas para este mês e não para dezembro.

ADVERTISEMENT

Desde o início de outubro há escassez nos insumos para o comércio e fabricação dos produtos, que vêm nas cargas dos navios, que encontram dificuldades em percorrer os rios. De acordo com o presidente Valdemir Santana, as férias foram antes do previsto por esse motivo.

Neste ano, o recesso seria a partir do dia 10 de dezembro, mas com a falta de matéria-prima, aproximadamente 35 empresas, das 100 do PIM, decidiram antecipar o recesso, diz o sindicato.

De acordo com a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac), as empresas náuticas encontram dificuldades com o baixo nível dos rios no estado. A seca, apesar de acontecer todo ano, estava programada, mas foi mais severa do que o imaginado.

Segundo Valdemir Santana, as férias devem começar na próxima segunda-feira (23) e as empresas que optaram irão avisar seus sindicatos.

Já a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), informou que ainda nenhuma empresa da modalidade decidiu antecipar as férias até então.

Leia Também

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!