Prefeitura de Manaus realiza Campanha Multivacional, em outubro

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
A campanha pretende ampliar o acesso às vacinas que constam no Calendário Nacional de Vacinação para melhorar a cobertura vacinal, contribuindo para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.

A Prefeitura de Manaus irá realizar, no período de 1º a 29 de outubro, a Campanha de Multivacinação 2021. A ação, coordenada nacionalmente pelo Ministério da Saúde (MS), terá seu dia “D” no sábado, 2/10, com mobilização em todas as salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A campanha pretende ampliar o acesso às vacinas que constam no Calendário Nacional de Vacinação para melhorar a cobertura vacinal, contribuindo para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.

O público-alvo são crianças, desde as recém-nascidas, até os adolescentes de 14 anos, 11 meses e 29 dias não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Adultos que estejam com o cartão de vacinas em atraso também poderão receber as vacinas. Por se tratar de atualização, não há estimativa do quantitativo de pessoas que poderão ser vacinadas.

As orientações sobre a campanha foram repassadas aos gerentes dos Distritos de Saúde, chefes dos Núcleos de Imunização, das Divisões de Atenção à Saúde e de Vigilância em Saúde dos Disas, área técnica do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), Departamentos de Redes de Atenção (DRA), de Atenção Primária (DAP) e de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar), durante reunião no auditório da Semsa, na última terça-feira, 21.

A chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, destaca que a campanha de multivacinação é uma intensificação das vacinas de rotina, principalmente para as crianças que estejam com o esquema vacinal em atraso, ou que ainda não tenham recebido as vacinas necessárias.

Além de disponibilizar doses de todos os imunizantes que constam no calendário vacinal brasileiro, as unidades da Semsa, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), também farão, no período da campanha, a avaliação no território de todas as pessoas pertencentes ao público alvo. A equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), ficará responsável por realizar esse monitoramento nas escolas.

Vacinas disponíveis 

A campanha de multivacinação vai oferecer, para crianças até 6 anos, 11 meses e 29 dias as vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite (VOP e VIP), Rotavírus, Pneumocócica 10V, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Hepatite A, DTP, Varicela e Influenza.

Para as crianças de 7 anos a 14 anos, estarão disponíveis as vacinas Hepatite B, DT, Febre Amarela, Tríplice Viral, Meningocócica ACWY (11 e 12 anos), HPV Quadrivalente (para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, dTpa (para gestantes) e Influenza.

No caso dos adultos, as vacinas que poderão ser atualizadas são Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba e Rubéola.

Leia Também