A confusão registrada na noite desta terça-feira (29) na rua São João, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus, teria sido motivada após integrantes do Comando Vermelho (CV) prestarem homenagem aos faccionados do Amazonas que morreram em megaoperação que deixou mais de 100 mortos no Rio de Janeiro. Imagens mostram que um policial militar foi hostilizado e aponta uma arma de fogo.
Confusão na Compensa: PM da 8ª Cicom é h0stilizado por moradores e disp4r0s são efetu4d0s; vídeo
Segundo informações da Polícia Militar, supostos integrantes do CV do Amazonas estariam fechando a rua e soltando fogos para homenagear os que se foram. Assim que policiais chegaram, houve tumulto, disparos de arma de fogo e um garoto, supostamente adolescente, foi baleado. O estado de saúde não foi informado.
Vídeos mostram a população revoltada com a presença da PM e um homem chega a gritar: “Vai atirar em nós?”. Várias viaturas foram deslocadas ao local para conter os ânimos. Não há informações sobre presos.
Um comunicado atribuído supostamente ao CV-AM informou que 11 amazonenses morreram durante a operação no Rio, nos complexos da Penha e do Alemão. Uma nota de pesar foi postada lamentando as mortes de “Cabeça”, “Gringo”, “Soldado”, “Alê”, “Macaco”, “Dimas”, “Lukinhas”, “Ademar”, “Neném”, “Jamantinha” e “Da Bahia”. Oficialmente, as autoridades amazonenses confirmaram seis óbitos.


