Publicidade

Professor nascido na zona rural do interior do Amazonas vence prêmio nacional de educação em três categorias

Facebook
Twitter
WhatsApp

O projeto educacional “Prática de Campo: Sonhos e Possibilidades”, desenvolvido na Escola Estadual Professora Maria Belém, no município de Barreirinha (distante 331 quilômetro de Manaus), foi um dos grandes contemplados no Prêmio LED 2023, promovido pela Rede Globo e a Fundação Roberto Marinho. O anúncio dos vencedores ocorreu na noite desta quarta-feira (26/04), durante o programa “Especial LED”, exibido no horário nobre da tv aberta.

ADVERTISEMENT

Idealizador do projeto na escola, o professor Rosenilson Gama representou o Amazonas na premiação. Apadrinhado pela atriz Dira Paes e por Tukumã Pataxó, influenciador indígena, o projeto concorreu com mais de 2 mil iniciativas inscritas e chegou à final entre os nove super finalistas. Seis projetos foram premiados em três categorias distintas: Educadores, Estudantes e Empreendedores/Organizações.

Em Barreirinha, na noite de quarta-feira, o clima foi de festa, mesmo antes da exibição do programa. Um telão foi montado em frente à escola e reuniu alunos, professores, profissionais da educação e a população local em uma noite de apresentações culturais e muita apreensão pelo resultado.

Comandado pela apresentadora Regina Casé, o Especial LED contou com participação e avaliação de artistas renomados integrando o júri. A conquista do professor Rosenilson foi anunciada pela especialista em educação Wesla Monteiro. O prêmio garantiu R$ 200 mil para cada vencedor.

“Estou mega feliz pela conquista e em poder falar para os meus alunos que seus sonhos são possíveis sim”, declarou o professor durante a premiação, seguido de aplausos do público.

Sobre o professor

Rosenilson Souza da Gama, 42 anos, nasceu na comunidade rural São Raimundo do Canarinho, em Barreirinha. Filho de agricultores, tem sete irmãos e é o único da família com curso superior. O amazonense precisou encarar muitas dificuldades para concluir os estudos e não desistiu, por enxergar a educação como a única maneira de sair de um ciclo de pobreza.

Leia Também

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!
Verified by MonsterInsights