O deputado estadual de primeiro mandato Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou um projeto inusitado no Amazonas. Filho do prefeito de Manacapuru, Beto D’Angelo, o político diz que a data seria importante para o Amazonas. “A data visa sensibilizar os amazonenses sobre as leguminosas e o papel fundamental que desempenham na transformação para sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis.”
A nota do parlamentar cita até uma lista de legumes importantes. “Leguminosas secas são um tipo de cultura produzida unicamente para obter sementes secas, as variedades mais conhecidas e consumidas são os feijões, as lentilhas, ervilhas e o grão-de-bico. O cultivo desses grãos também são peças-chave no enfrentamento e combate à fome, pobreza e na garantia da segurança alimentar, da saúde e nutrição.”, justifica, sem apresentar um projeto para combater a fome no Amazonas.
O autor do PL 97/2023 ainda vai tramitar na casa. Nas redes sociais tem gente propondo a criação do dia das frutas e dos sucos.