Manaus ganha novo sistema de semáforo agregado ao poste e à calçada

Facebook
Twitter
WhatsApp

Visibilidade é um dos fatores chaves para manter a atenção dos condutores que transitam pelas vias de Manaus. E foi justamente com esse objetivo que a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), instalou o primeiro sistema complementar de iluminação semafórica na avenida Umberto Calderaro Filho, esquina com rua Teresina, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul da cidade.

ADVERTISEMENT

Trata-se de uma tecnologia de ponta de sinalização sensorial de LED, usada em poucas cidades do Brasil, que funcionará agregado ao poste e ao “braço” que sustenta o semáforo. Além do poste do semáforo, parte da calçada próxima à faixa de pedestre também recebeu iluminação para indicar aos pedestres o momento correto para fazer a travessia.

Com mais iluminação, o objetivo é melhorar a visibilidade e reforçar aos motoristas a atenção ao trânsito. O sistema luminoso complementar ativa a visão dos condutores, chamando ainda mais atenção ao semáforo.

Na noite de quarta-feira, 28/6, o prefeito de Manaus David Almeida e o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, acompanharam a operação do novo equipamento. Para o prefeito, a unidade semafórica vai melhorar o fluxo de veículos e trazer mais segurança ao trânsito.

“Estamos implementando o semáforo inteligente e também essa compactação de cores, colocando mais luzes, para que tanto quem está ao volante quanto os pedestres possam ver a mudança nas cores do semáforo. Logo mais, esse sistema estará em outras áreas de Manaus”, destacou David Almeida.

O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, disse que se trata de um sistema inovador.  “A iluminação complementar é sincronizada com a do semáforo, de maneira que o condutor do veículo possa enxergar de longe a sinalização, principalmente à noite, o que melhora a segurança de condutores e pedestres. O recurso também aumenta a visualização da sinalização semafórica prevenindo a ultrapassagem no sinal vermelho”, afirmou.

Leia Também

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!