Enquanto o eleitor olha para as disputas entre Omar Aziz (PSD) e Maria do Carmo Seffair (PL), no Amazonas, e se divide entre Lula (PT) e Flávio Bolsonaro (PL), o jogo de xadrez para as eleições municipais em Manaus está posto e ameaça os planos do prefeito Renato Júnior (Avante), que já trabalha para a reeleição.
No tabuleiro político armado nos bastidores, o deputado estadual eleito Eurico Tavares (PSD) e o deputado federal Alberto Neto (PL) surgem como forças para derrotar Renato em uma eventual disputa que se desenha para 2028.
Nos corredores políticos circulam conversas de que o senador Omar Aziz deve lançar Eurico como candidato a prefeito. A estratégia é lógica. Eurico foi eleito com 49.530 votos e vem ancorado pelo apoio do deputado federal reeleito Sidney Leite, o segundo mais votado no pleito com 138.498 votos.
Jovem, bem articulado nas redes sociais, e com baixo nível de rejeição, Eurico teria o apoio da máquina estadual. É visto por Omar como o nome ideal para dar ao PSD a cadeira de prefeito a partir de 2029.
NA MIRA DA DIREITA BOLSONARISTA
Se pelo lado da centro-esquerda Renato Júnior corre o risco de ver seu apoio a Omar virar contra o próprio futuro, pela direta a situação também não é da melhores.
O favoritismo de Flávio Bolsonaro nas urnas contra Lula desenha um cenário em que Alberto Neto pode ser o candidato apoiado pelo bolsonarismo na disputa pela Prefeitura.
Manaus, uma das capitais mais bolsonaristas do país, teria um candidato que foi segundo colocado nas eleições para prefeito em 2024, com apoio incondicional da máquina Federal, deixando Renato entre dois fogos cruzados de duas ideologias antagônicas.
Renato segue neste momento apoiando Omar, após ver seu candidato, David Almeida (Avante), naufragar em quarto lugar. Certo de que esse apoio vai lhe dar gás para colocar o nome em evidência, o prefeito de Manaus pode estar limpando a trincheira para o “fogo amigo”, sem perceber que o verdadeiro alvo é ele mesmo.






