Amazonas confirma mais quatro casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza, nesta terça-feira (11)

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
De acordo com a FVS-RCP, os pacientes apresentaram sintomas leves ou foram assintomáticos. Ao todo seis casos foram registrados até o momento.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), informa, nesta terça-feira (11/01), a confirmação de mais quatro casos de coinfecção por Covid-19 e Influenza (H3N2), totalizando seis o número de casos no estado.

A confirmação ocorreu após realização de exames RT-PCR, com amostras processadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM). Um comunicado de risco foi emitido pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde do Amazonas (Cievs-AM), coordenada pela FVS-RCP, ao Cievs nacional.

Os quatro casos foram identificados após testagem de detecção de Covid-19 realizada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. São residentes em Manaus e apresentaram sintomas leves ou foram assintomáticos. A Vigilância em Saúde do Amazonas está monitorando os quatro casos e orientou o isolamento dos pacientes por 14 dias, com telemonitoramento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a coinfecção é a junção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) com a linhagem H3N2 da Influenza A. “É importante ressaltar que essa coinfecção, popularmente conhecida como flurona, não se trata de um novo vírus, mas sim o fenômeno de uma pessoa ser infectada por dois vírus simultaneamente”, afirma.

Na quinta-feira (06/01), a FVS-RCP emitiu outro Comunicado de Risco informando dois casos da coinfecção, em Manacapuru e Manaus. A coinfecção por Covid-19 e Influenza foi relatada em Israel e notificada no fim de dezembro de 2021. No Brasil, já foram confirmados casos em vários estados e no Distrito Federal.

Leia Também