Amazonense Rui Machado e Liv Mourão têm escultura de onça pintada exposta em Nova York

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

O multiartista amazonense Rui Machado e a artista plástica Liv Mourão possuem uma obra exposta, esse ano, na Jaguar Parade. O evento é conhecido pela exposição de esculturas de onças com intervenções artísticas em cidades e dessa vez acontece em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A obra “Preservar é preciso” é uma colaboração entre os dois artistas, que foram convidados para a exposição.

A parceria é por meio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) com a Dell Technologies. A escultura está exposta no Central Park desde o dia 7 de setembro. A instituição escolheu representar a conservação da Amazônia e a valorização dos povos tradicionais.

Na criação, a dupla buscou mostrar a vida das populações da floresta e a sua interação com as onças e a biodiversidade do bioma. “Toda fauna, a floresta e os povos que nela vivem têm direito à vida. Que seja verde, viva e livre”, afirmaram os artistas. A onça pintada e  cerca de 40 outras esculturas estilizadas por artistas de diversas nacionalidades levaram a Jaguar Parade para a cidade que nunca dorme. O movimento de intervenção artística urbana tem como objetivo arrecadar fundos para conservação e levar uma mensagem sobre a necessidade de proteger o maior felino das Américas e seus habitats.  

Além do  Central Park Zoo, as esculturas podem ser encontradas na Times Square e outros pontos turísticos de Nova Iorque até o dia 5 de outubro. A partir do dia primeiro de outubro até o dia 15, as onças-pintadas serão leiloadas online e 100% do lucro será doado para projetos de preservação da espécie e seus ecossistemas.  

O apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e da Dell à Jaguar Parade tem o objetivo de reforçar o engajamento da empresa e da instituição pela conservação da Amazônia, um dos biomas mais importantes do mundo e com papel-chave no combate à crise climática, manutenção da biodiversidade e também lar da onça-pintada.  

Leia Também