Publicidade

Justiça do Amazonas determina que UEA guarde vaga de ‘Pequeno Gênio’ aprovado no vestibular

Facebook
Twitter
WhatsApp

A vaga no curso de Licenciatura em Matemática para Luan Gabriel Aguiar Gama, de apenas 11 anos, conhecido como o “Pequeno Gênio”, deve ser preservada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A decisão é da Justiça do Amazonas, após a família procurar os meios legais para conseguir matricular o garoto, que passou no vestibular no final de 2023.

ADVERTISEMENT

Luan ganhou destaque ao participar do quadro “Pequenos Gênios”, na Globo, no programa Domingão do Huck. Ele terminou o 5º ano do ensino fundamental. Na decisão do juiz Marcelo Vieira, movida pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas, é pedido que resguarde a vaga de Luan, que ficou na 13ª colocação e segundo edital da UEA não poderia ser matriculado porque não tem o ensino médio concluído.

O magistrado estabeleceu não apenas a reserva da vaga, mas também ordenou a realização de um exame de avanço escolar para Luan no prazo de 45 dias. Os representantes de Luan apresentaram à justiça relatório neuropsicológico que conclui que ele apresenta altas habilidades e superdotação do tipo acadêmico.

Na mesma decisão, no entanto, o juiz concordou que o ambiente universitário é diferente do ensino fundamental, o que poderia não ser adequado para o nível de maturidade do pequeno estudante, e que uma avaliação multidisciplinar seria necessária para avaliar se o avanço escolar seria prejudicial a ele.

Por conta disso, a avaliação demandaria mais tempo e com o período da matrícula que começa hoje (2) e segue até a próxima quinta-feira (5), Luan seria prejudicado e a UEA deve resguardar a vaga até todos os trâmites.

O estudante prestou o vestibular pela primeira vez e obteve 41,6 pontos na primeira fase e 50,72 na segunda. Sua nota final foi de 46,19, ficando na 13ª colocação da classificação.

Leia Também

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!
Verified by MonsterInsights