O vereador Capitão Carpê (Republicanos), está disseminando fake news em suas redes sociais. O parlamentar disse que o Governo Lula reajustou o Auxílio Reclusão para R$ 1.754,18, maior que o salário mínimo, atualmente no valor de R$ 1.320. Da mesma forma o bolsonarista Alberto Neto fez a mesma coisa. Os dois foram desmascarados e apagaram as publicações.
Confira o post:
O jornalista Mário Adolfo Filho contestou a postagem do parlamentar afirmando ser mentira e ainda informou que a atualização foi definida em 2022 pelo INSS, no Governo Bolsonaro, o que aumentou foi o limite máximo.
Apesar do vereador bolsonarista ter espalhado o falso aumento, a “informação” foi desmentida pelos próprios seguidores do parlamentar, que mostraram entender sobre direito.
O mesmo vexame foi protagonizado por Alberto Neto.
Confira:
Auxílio Reclusão
Auxílio-reclusão é um benefício previdenciário pago aos dependentes do trabalhador que cometeu um crime e por causa disso foi preso em regime fechado. Segurados do INSS que cometem crime e são presos têm direito a um auxílio mensal para seus dependentes, se cumprirem alguns requisitos (como baixa renda e tempo mínimo de contribuição).