Publicidade

Rocam encontrou investigador do 1º DIP e PMs ext0rquindo casal no chão de casa em Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp

Três policiais, sendo dois militares e um civil, foram presos em flagrante na tarde de quarta-feira (29) com 72,6 quilos de ouro em barras, avaliados em cerca de R$ 46 milhões, durante uma ação da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), no bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus. A polícia deu mais detalhes nesta quinta-feira (30) sobre a ocorrência.

ADVERTISEMENT

A operação foi deflagrada após denúncia anônima informando que homens armados e encapuzados haviam invadido uma residência na rua Michel Fokine. Ao chegarem ao local, os policiais da Rocam surpreenderam um roubo em andamento. Dentro da casa, quatro vítimas encontravam-se em situação de cárcere privado, rendidas no chão pelos suspeitos, que seriam os legítimos proprietários do metal.

Os agentes presos foram identificados como o investigador da Polícia Civil Felipe Pinto Ferreira, 45 anos, lotado no 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), e os cabos da PM Antônio Temilson de Souza Aguiar, 40 anos, e Gilson Luna de Farias, 37 anos. Eles agora respondem pelos crimes de extorsão mediante sequestro e cárcere privado.

Segundo o tenente-coronel Renan Carvalho, comandante da Rocam, a cena encontrada estava “fora dos padrões” desde o primeiro momento. “Fomos recebidos pelo policial civil e de imediato verificamos a família no chão da garagem, rendida. Entendemos que estava acontecendo um crime, rendemos os policiais e recolhemos as armas”, detalhou o oficial.

Investigações preliminares indicam que os policiais detidos dirigiram-se ao local após obterem informações sobre uma transação ilegal de ouro, originário da Venezuela. O plano consistia em extorquir as vítimas, que igualmente praticavam atividade criminosa. A intervenção da Rocam, no entanto, frustrou a armação.

Na ação, foram apreendidas 77 barras de ouro ocultas no tanque de combustível de um veículo T-Cross branco. O arsenal incluiu ainda uma metralhadora, quatro pistolas, munições, coletes balísticos, oito aparelhos celulares, algemas, coldres, R$ 2.150 em dinheiro e cinco dólares. Dois automóveis, entre eles um Tiguan blindado, também foram confiscados.

Todos os seis homens presentes na residência foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal, que assumiu a responsabilidade pelas investigações. A PF deverá apurar a procedência do ouro e a possível participação de outros envolvidos no esquema criminoso.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights