Publicidade

Wilson Lima debate em Brasília com ministros sobre a BR-319 e pede urgência: ‘Direito do cidadão’

Facebook
Twitter
WhatsApp

Durante encontro no Palácio do Planalto, em Brasília, na última quarta-feira (18), o governador do Amazonas, Wilson Lima, se encontrou com o vice-presidente Geraldo Alckmin e pediu apoio para a pavimentação da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, ao falar sobre as ações de enfrentamento à estiagem no estado.

ADVERTISEMENT

“O que a gente precisa é de um comprometimento político [do governo federal]. A gente precisa entender o seguinte: há determinação do governo federal, há interesse efetivo de que a BR-319 caminhe? É complexo. Mas é impossível? Não é impossível. Então é necessário que seja garantido o direito que é básico do cidadão do estado do Amazonas”, disse Wilson Lima, na ocasião.

No encontro, o governador informou que será avaliado a questão para que se encontre uma solução com o menor impacto ambiental possível. A seca severa tem dificultado a navegação em muitos trechos da Amazônia, tornando a estrada uma possível solução para os problemas de acessibilidade enfrentados pela região e a BR-319 vem sendo pauta desde então.

Participaram do encontro também os ministros Rui Costa (Casa Civil), Renan Filho (Transportes), Marina Silva (Meio Ambiente) e outros, onde ficou evidente a pressão política pelo assunto.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) incluiu estudos para a pavimentação da BR-319 no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mas condicionou sua realização à viabilidade ambiental. Essa medida dividiu o governo, com ministros como Marina Silva, do Meio Ambiente, se mostrando contrária à pavimentação, enquanto Renan Filho, dos Transportes, expressou apoio.

 

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights