Flora de Oliveira Olar, de 76 anos, está entre os três mortos após a explosão do barco na madrugada deste sábado (27), no Rio Negro. O neto dela confirmou que ela é uma das vítimas que perdeu a vida. O técnico de enfermagem Arlison Oliveira, foi criado por Flora.
Ela veio acompanhar o marido em tratamento, e morreu após inalar muita fumaça. “Eles estavam voltando para Santa Isabel do Rio Negro, quando aconteceu essa tragédia. Além do meu avô, outros pacientes também retornavam para o município. E a minha avó inalou muita fumaça. Tentaram fazer o resgate, mas infelizmente não conseguiram.”
Foi o tio que deu a notícia. “Eu tinha saído para trabalhar, quando o meu tio me ligou e não sabia dizer o que estava acontecendo, acho que por conta do nervosismo. E aí, quando finalmente ele conseguiu falar, perdi o chão. Voltei para casa para pegar meus documentos e ir atrás dos meus avós”, explicou.
O neto está inconsolável. “Foi ela quem me criou. Ela cuidou de mim desde muito pequeno, era a minha mãe. Não sei como vai ser daqui para frente as coisas”.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMA) confirmou a morte de três passageiros que estavam na embarcação Comandante Souza que saiu de Manaus em direção ao município de Santa Izabel do Rio Negro e que pegou fogo na madrugada deste sábado, (27/07), nas proximidades da Comunidade Santa Maria, a 40 minutos da capital.
Outra idosa, de aproximadamente 70 anos, que teve o corpo encontrado a 15 km do local do incêndio e um jovem, que morreu carbonizado e foi encontrado embaixo da embarcação, no local onde aconteceu o acidente.
Os corpos encontrados foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para a identificação pelos familiares.
Equipes do CBMAM e Polícia Militar foram acionadas durante a madrugada e imediatamente iniciaram o socorro dos passageiros. Até o final da manhã, 59 pessoas haviam sido resgatadas com vida. As equipes seguem nas buscas por desaparecidos, já que a embarcação não tinha lista de passageiros.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), 25 pessoas foram encaminhadas e receberam atendimento nas unidades da rede pública.
Oito pacientes deram entrada no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, seis já receberam alta médica. Duas pacientes ainda estão internadas, sendo uma após ter realizado procedimento cirúrgico, e outra paciente segue realizando exames de imagens.
Dez pacientes deram entrada no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias e todos já receberam alta médica.
Três pessoas deram entrada no Hospital e Pronto Socorro João Lúcio. Dois seguem internados, sendo um se recuperando de procedimento cirúrgico e outro para a realização de exames de imagens.
O paciente atendido no SPA São Raimundo já recebeu alta médica. Das três crianças que foram atendidas no Hospital e Pronto Socorro da Criança Zona Oeste, duas já receberam alta médica e uma segue internada para realização de exames de imagens.
As equipes de resgate do Corpo de Bombeiros seguem trabalhando no local do incêndio e são compostas por três embarcações com 20 profissionais entre mergulhadores, especialistas em combate à incêndio, especialistas em altura e especialistas em Atendimento pré-hospitalar.