Os manauaras se surpreenderam novamente, na noite desta quarta-feira (4), com uma fumaceira que dificultou a visibilidade nas ruas e com um cheiro de queimado que invadia até os quartos das casas. Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), da Universidade do Amazonas (UEA), a qualidade do ar ficou péssima na cidade, principalmente na Zona Sul, mas os impactos foram sentidos em vários bairros.
Na manhã desta quinta-feira (5) a qualidade encontra-se moderada, mas ainda é recomendável atenção para o grupo de crianças e adultos com doenças respiratórias. Os bairros Aparecida, Morro da Liberdade, Adrianópolis, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Santo Agostinho e Coroado continuam concentrando um índice muito alto de poluição no ar.
A cidade tem sido castigada com inúmeros focos de incêndio em áreas de mata. Na quarta-feira (4), uma queimada em área de mata perto da Bola das Letras, no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste, voltou a preocupar os moradores. Uma área no antigo Parque dos Bilhares também registrou um incêndio, mas que foi controlado.
23h em Manaus, no bairro Dom Pedro. cheiro insuportável de fumaça. se liga o ar condicionado é pior, o cheiro fica mais forte dentro de casa. certeza de que isso é só o “começo” (pq a natureza já deu sinais muito antes) pic.twitter.com/J2J0vCPU7V
— guerreira aguerrida (@anayrabenevides) October 5, 2023
A fumaça tá dentro do quarto. Manaus pedindo socorro 🥵😩😷 pic.twitter.com/RUU9J110zt
— Neto (@eunetolopz) October 5, 2023
A fumaça em Manaus/AM está invadindo as casas, prédios, não há como respirar direito. A situação é de calamidade pública e parece que ninguém faz nada! A Floresta está pegando fogo e a fumaça invadiu a capital. pic.twitter.com/ra2tT8bJKH
— Márvyn Boris (@MarvynAdv) October 5, 2023
O fumacê absurdo das bandas de cá do centro da cidade pic.twitter.com/6swoPfJEGo
— owal (@OOOwal) October 5, 2023