O grupo palestino Hamas, considerado uma organização terrorista, lançou neste sábado (7) mais de 5 mil foguetes em direção de Israel e sequestrou os corpos de soldados israelenses mortos em confrontos na fronteira. Segundo os serviços de emergência, ao menos 298 pessoas morreram, sendo 100 em Israel e 198 na Faixa de Gaza. Há vários feridos.
Militantes do Hamas se infiltraram na cidade de Sderot, em Israel, onde ocorreu um confronto com o Exército local, assim como na fronteira com Gaza, onde os militantes sequestraram dezenas de soldados israelenses mortos e feridos, informaram as Brigadas.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu uma forte resposta ao Hamas por sua ofensiva militar surpresa. “Estamos em guerra. Isso não é uma simples operação. […] O inimigo pagará um preço sem precedentes”, disse Netanyahu em uma mensagem de vídeo em que reconheceu que o Hamas lançou “um ataque-surpresa criminoso” e anunciou ter ordenado “uma extensa mobilização” de reservistas.
O ministro da Defesa do país, Yoav Galant, afirmou que o Hamas cometeu um “grande erro”. O premiê israelense também pediu aos cidadãos que sigam as instruções de segurança. A recomendação é que as pessoas fiquem próximas a prédios e espaços protegidos.
🚨🦤 Preparação de Caças israelenses sendo armados para o atacar e destruição logística terrorista em Gaza. Os ataques dos terroristas ocorrem ao sul de Israel, foram mortos civis e militares israelenses, e crimes hediondos praticados pelo grupo terrorista Hamas. pic.twitter.com/QYwNtrHHXC
— Clã Pelicano (@ClaPelicano) October 7, 2023
Brasileiro que está em Israel fala os detalhes covardes do grupo terrorista Hamas hoje ! pic.twitter.com/OrdEnoeuJD
— Zeziin Da Pipoca (@Poise_Ze) October 7, 2023
Naftali Bennett, ex-primeiro-ministro de Israel, se apresentando para a mobilização das forças israelenses em resposta ao ataque dos terroristas palestinos do Hamas da Faixa de Gaza. pic.twitter.com/vtdvsBMrIu
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) October 7, 2023