As escolas públicas do Amazonas enfrentam um verdadeiro cenário de guerra nos últimos dias. Teve aluno baleado na cabeça, estudante invadindo unidade para roubar o local onde estuda, e nesta quinta-feira (23), ameaça de chacina. Professores estão em pânico, alunos com medo e pais em choque.
Nesta quinta-feira o tio de um aluno da escola Estadual Professor Cleomenes do Carmo Chaves, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, compartilhou áudios onde um aluno ameaça “matar pelo menos dez” dentro da escola.
“Amanhã vai ter treta na escola. Fiquem cientes da parada pra não ir. Vai ser bagulho doido amanhã os caras que tão mexendo comigo vão levar bala. Vai ser onda. Se eu não matar uns dez eu não sou Eric.”
Não se sabe o motivo das ameaças.
ALUNO ROUBA ESCOLA
Na escola Estadual Professor Roderik de Castelo Branco, no São José, dois alunos chamaram outros comparsas e invadiram o local para roubar computadores, que foram escondidos em sacos de farinha.
As próprias câmeras filmara a cena vexatória.
Alunos invadem e furtam a própria escola em Manaus pic.twitter.com/OkbFJqSkMC
— Portal Estado do Amazonas (@estadodoam) March 22, 2023
TIRO NA CABEÇA
Em Coari, na escola Escola Estadual João Vieira, um aluno levou um tiro na cabeça na noite do dia 20 deste mês. Não se sabe o motivo da confusão e nem quem entrou armado dentro da unidade, disparando o tiro contra o aluno e levando pânico aos corredores.
Além do tiro, os alunos trocam socos dentro da escola.
Aluno leva tiro durante briga em escola no interior do Amazonas. pic.twitter.com/zbyljps7uW
— Portal Estado do Amazonas (@estadodoam) March 21, 2023
PROJETOS
Dois projetos diferentes querem reforçar a segurança nas escolas públicas do Amazonas. Um pretende colocar detector de metais nos estabelecimentos, e o outro câmeras de segurança. Para se tornarem realidade, precisam de aprovação dos parlamentares.
Na Aleam, o deputado Felipe Souza, líder do governador Wilson Lima, é responsável por pedir instalação de detector de metais. “Esta iniciativa tem a finalidade de dar mais tranquilidade para os pais, alunos e profissionais da educação, coibindo o acesso de armas nas dependências escolares e aumentando a segurança de todos que nela frequentam”, afirmou o parlamentar do Patriota.
Na CMM, o vereador William Alemão (Cidadania) está propondo a instalação das câmeras de monitoramento. “Através desse projeto de lei, o poder executivo poderá investir em programas de identificação de infratores e, desta forma, ter celeridade na resolução de diversos crimes”, enfatiza o vereador Alemão.