Na tarde desta segunda-feira (31), um soldado da polícia militar, identificado como Lucas Fernandes da Silva, da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), foi preso em flagrante junto com Robert Kennedy Menezes Cardoso por sequestrar e torturar empresário em Manaus.
De acordo com informações da equipe das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), que realizaram a prisão, o PM e outros comparsas torturaram o empresário e o obrigaram a fazer transferências via pix de R$ 5.500.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que eles aparecem em um veículo modelo Onix Branco, na rua Apui, bairro Flores, e abordam a vítima por volta de 7h da manhã, que chegava em casa em uma picape.
A Rocam recebeu a denúncia, conseguiu localizar o veículo no bairro Cidade Nova, zona norte. De acordo com o capitão Higor Jatahi, Robert Kennedy era motorista de aplicativo e usou o seu veículo para ajudar no sequestro.
A polícia apreendeu um simulacro de arma de fogo, um colete balístico, uma balaclava e uma algema, usados durante o sequestro.
Ambos foram levados para a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Um procedimento interno foi instaurado para apurar a conduta do policial militar, que foi afastado das suas funções.
A Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) emitiu uma nota dizendo que “repudia a conduta do policial, além de não compactuar com quaisquer ações delituosas cometidas pelos seus agentes, atuando de forma rígida para coibir esse tipo de situação e reforçando o compromisso com a segurança da sociedade”.