O homem baleado ao ter o carro crivado de tiros na manhã desta terça-feira (15), na rua Nova Olinda, bairro Japiim, Zona Sul de Manaus, segundo informações preliminares seria Alexandre Araújo Brandão, o “Xuruca do Japiim”. O homem é apontado como líder do tráfico de drogas e envolvido com a facção criminosa Comando Vermelho (CV), e teria sido atingido apenas nas pernas.
Xuruca seria foragido da polícia e no ano passado foi preso em um condomínio de alto padrão em Florianópolis (SC). Ele foi capturado com armas e drogas durante a operação, sendo alvo tanto da Polícia Civil quanto da Polícia Federal.
A PC buscava o faccionado por um mandado de prisão relacionado a um homicídio ocorrido em 2008. Já a PF investigava Xuruca por tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Com histórico de violência, o homem já foi considerado “xerife de cadeia” quando esteve preso anteriormente. Em 2021, ele havia sido detido na Zona Norte de Manaus com um arsenal de 14 armas de fogo.
Tentativa de homicídio
Na manhã desta terça-feira (15), no Japiim, Xuruca estava dentro de um carro blindado, um Land Rover Discovery, avaliado em R$ 500 mil, quando foi encurralado por criminosos que dispararam cerca de 50 vezes contra o veículo.
O suspeito teria conseguido sair, trocou tiros, sendo baleado. Ele não foi encontrado mais na área quando os policiais chegaram. Não há informações se Alexandre deu entrada em alguma unidade hospitalar de Manaus.