Uma significativa carga de aproximadamente 700 quilos de cocaína foi interceptada na última sexta-feira (31) nas proximidades do município de Codajás, localizado a 240 quilômetros da capital manauara. Durante a ação, os suspeitos responsáveis pela custódia da droga reagiram com violência, abrindo fogo contra os agentes policiais e desencadeando um confronto armado.
A operação foi executada por uma força-tarefa multinstitucional, coordenada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) por intermédio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Participaram do procedimento a Delegacia Fluvial (Deflu), a Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Polícia Federal no Amazonas (PF/AM), o Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) e a Base Arpão.
A apreensão ocorreu no leito do Rio Solimões, onde os narcotraficantes, ao bordo de uma embarcação, iniciaram uma troca de tiros com as equipes policiais. Diante da agressão, os agentes revidaram a investida. Sob fogo, os suspeitos lançaram-se às águas do rio e conseguiram escapar em direção à mata fechada, desaparecendo sem deixar rastros.
Após o tiroteio, as autoridades localizaram e asseguraram a volumosa quantidade de entorpecentes, além de diversos materiais empregados na logística de distribuição da droga. A operação representou uma dura queda para as organizações criminosas que operam na calha do Rio Solimões, com um prejuízo financeiro estimado em R$ 52,5 milhões para os grupos do tráfico.
															
															

