Antônio Benjamim de Lima Cunha, 57 anos, operador do guindaste envolvido no desabamento da estrutura da árvore de Natal no Largo São Sebastião, foi preso domingo (23) poucas horas após o acidente e ouvido nesta segunda-feira (24) pela polícia. O motorista estava afastado pelo INSS devido a problemas cardíacos, mas mesmo assim operava o equipamento responsável pela sustentação da montagem, vestido de Papai Noel no momento da ocorrência.
O desabamento aconteceu pela manhã, quando a árvore já se encontrava em fase avançada de instalação. De acordo com testemunhas, uma das lanças do guindaste teria se soltado, atingindo diretamente os módulos da decoração e provocando o colapso total da estrutura. Um colega de trabalho morreu esmagado pelos escombros.
Vídeos registrados por pessoas que acompanhavam os trabalhos mostram a dimensão do acidente. Nas gravações, é possível ouvir testemunhas alertando sobre vítimas presas sob os destroços e pedindo socorro aos bombeiros.
Na delegacia nesta manhã, Antônio Benjamin preferiu não falar com a imprensa. Ele vai responder por homicídio culposo e lesão corporal, já que outro colega, Henes Libório Ramos, foi ferido e teve fraturas nas pernas, seguindo internado.


