Publicidade

Vídeo: Omar Aziz discursa no Senado a favor da BR-319 e da integração do Amazonas: ‘não me venham com discursinhos’

Facebook
Twitter
WhatsApp

BR-319, preservação e desenvolvimento sustentável usando as riquezas da Amazônia, defesa da Zona Franca de Manaus, aumento de renda e emprego para o Amazonas. O senador Omar Aziz (PSD), líder da bancada amazonense em Brasília, está liderando uma discussão em cima da nova Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021) aprovada no Senado, apontando para um novo caminho.

ADVERTISEMENT

“Não me venham com discursinhos, porque quem sabe o que é viver na Amazônia é quem mora lá, quem vive lá”, afirmou Aziz, em pronunciamento no plenário. O discurso abriu um debate entre políticos de todo o Brasil.

O PL foi aprovado nesta semana com 54 votos a favor e 13 contra. Omar, que defende o asfaltamento da BR-319, disse que é preciso viver no Amazonas para sentir na pele os efeitos do isolamento.

“Não é quem toma chope em Copacabana que entende nossa realidade”, disse, ao vivo, no discurso transmitido pela TV Senado.  “É mentira dizer que o indígena não quer celular, energia ou água potável. Eles querem, sim, viver com dignidade. Só que alguns querem mantê-los isolados em nome de uma preservação que só serve para quem está de fora”, completou.

A nova lei prevê a simplificação de licenciamentos e amplia o uso da Licença Ambiental por Adesão e Compromisso (LAC). Entidades como o Greenpeace e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) são contra.

“É preciso ouvir quem está na Amazônia e vive os desafios da região todos os dias”.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights