Ribeirinhos tiveram contato com um indígena isolado da região de Mamoriá Grande, no Amazonas, que apareceu em comunidade entre os municípios de Pauini e Lábrea, no interior do Amazonas. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (12).
A comunidade ribeirinha fica na região do Rio Purus e o indígena fez contato a cerca de cinco quilômetros da Base de Proteção Etnoambiental Mamoriá Grande. Os moradores diziam que os indígenas do local eram “bravos” e que a comunicação até com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) era complicada, já que eles viviam muito tempo isolados.
Um vídeo mostra o indígena, que é jovem, após chegar de forma voluntária na região e interagindo com os ribeirinhos. Ele ficou surpreso ao ver fogo sendo feito com isqueiro e tentou usar o objeto, após os moradores ensiná-lo. A língua indígena é desconhecida e a comunicação foi feita por gestos.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) informou que está monitorando o caso e já fez um bloqueio sanitário. O jovem indígena foi atendido por médicos e fez testes de Covid e triagem de sintomas gripais.
A presença dos povos indígenas isolados na região foi confirmada em 2021 pela Funai. Em dezembro do ano passado, a Funai publicou a portaria de Restrição de Uso do território dos “Isolados de Mamoriá Grande”, como são chamados.