Uma rápida reação de uma mãe evitou que seu filho de 5 anos fosse levado por um homem em frente a uma farmácia, na tarde da última terça-feira (5), em São José dos Campos (SP). O momento foi registrado por câmeras de segurança e mostra o suspeito, de 43 anos, se aproximando da criança, retirando-a do carrinho de brinquedo e tentando atravessar a rua com ela nos braços. A mãe, percebendo a ação, correu em direção ao homem, conseguiu resgatar o menino e o afastou do local.
Após a tentativa frustrada, o suspeito deixou o local, mas foi localizado pela Polícia Militar perto de um mercado no bairro Jardim Paulista. Durante a abordagem, ele resistiu, xingou e tentou agredir os policiais. Apesar de ter sido reconhecido pela mãe e por testemunhas, o homem foi liberado após prestar depoimento na delegacia. A decisão foi tomada com base em dúvidas sobre seu estado mental, já que familiares informaram que ele é usuário de drogas, mas não há laudo que comprove insanidade.
A criança não sofreu ferimentos físicos, mas o caso segue sob investigação da Polícia Civil, que aguarda laudos do Instituto Médico Legal (IML) para determinar se o homem será responsabilizado criminalmente. Enquanto isso, o episódio serve de alerta para os pais sobre a importância de redobrar a atenção em locais públicos.