A modelo cearense Gisela Bacelar está realizando uma série de filmagens na Amazônia, e aproveitou para criticar quem faz turismo tirando fotos com animais. A prática é combatida pelo Ibama e vários estudos apontam que pode levar animais à extinção.
“Eu pensei muito antes de expor esse vídeo, porque a viagem para a Amazônia foi maravilhosa, é um lugar que todos devemos conhecer! Cheio de cultura, da imensidão que é a natureza do nosso Brasil. Mas o turismo também tem as suas partes ruins. Eu não sei como esse tour de tirar fotos com animais selvagens é permitido, como se não agredisse a vida de ninguém”, postou.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) tem uma regulamentação específica sobre o turismo com animais, buscando garantir o bem-estar animal e a preservação da fauna silvestre.
O uso de animais em atividades turísticas, como passeios, fotos e apresentações, deve estar em conformidade com as leis e regulamentos ambientais, evitando o uso de animais em situações de cativeiro ilegal, maus-tratos ou abuso. O IBAMA tem realizado ações de fiscalização e orientação para garantir que as agências de turismo e hotéis não utilizem imagens de animais silvestres em situações irregulares em suas publicidades. Além disso, o IBAMA promove a conscientização sobre a importância da preservação da fauna silvestre e do turismo sustentável, alertando para a necessidade de respeitar os animais e seus habitats naturais. .
A modelo ainda disse que pode parecer legal. e bonito, mas não é. “Animais tirados da selva, presos, asas cortadas para não fugirem, jacarés fora da água. Isso não é normal! Não é bonitinho ter foto com esses bichos!!!”.