Uma aluna de 11 anos foi vítima de racismo dentro de uma escola pública no Riacho Fundo II, no Distrito Federal, na última quarta-feira (2). Três colegas, com idades entre 12 e 14 anos, fizeram ofensas relacionadas ao cabelo e à cor da pele da menina, o que desencadeou uma crise de ansiedade com sintomas de ataque de pânico. Ela precisou ser socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O caso ocorreu no Centro de Ensino Fundamental I e está sendo investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Segundo a Secretaria de Educação, os estudantes envolvidos nas agressões foram transferidos para outra unidade de ensino, conforme previsto no regimento escolar.
A pasta informou ainda que prestou apoio à família da vítima, acompanhando o registro do boletim de ocorrência na delegacia e realizando reunião de acolhimento. Um processo disciplinar sigiloso foi instaurado para apuração interna, com base na Instrução Normativa nº 02/2021 da Controladoria-Geral do DF.
Além disso, a Assessoria de Cultura de Paz da secretaria passou a atuar na escola com ações voltadas ao diálogo e à promoção de um ambiente mais seguro e inclusivo. Medidas de apoio psicossocial também foram oferecidas à comunidade escolar.
Em nota oficial, a Secretaria de Educação repudiou veementemente o episódio e reiterou o compromisso com a construção de um ambiente escolar livre de discriminação e violências.