Utilizando a sátira como forma de crítica, o humorista manauara Willian Oliveira viralizou nas redes sociais com um vídeo que ironiza a gestão do prefeito David Almeida (Avante). A performance é uma resposta direta ao comportamento do prefeito em coletivas de imprensa e às controvérsias do evento “#SouManaus Passo a Paço 2025”, que acontece neste final de semana. Os críticos dizem que o prefeito tenta distrair o povo fazendo política “pão e circo”, para mascarar os problemas estruturais da cidade.
Na esquete, Willian interpreta o “prefeito” em uma coletiva de imprensa fictícia. Ao ser questionado sobre o custo do evento, o personagem responde com agressividade caricata: “Rapaz, tu já me viu cobrando alguma coisa do povo? Eu faço as coisas pensando no povo”, ordenando em seguida que o repórter mantenha distância.
A crítica central do humorista surge quando o “prefeito” justifica o evento como uma forma de desviar a atenção das mazelas urbanas. “Passa o ano todo reclamando de chuva, de enchente, de buraco. Então pega nos teus peitos, um eventão desses”, ironiza.
O momento de maior absurdo satírico é a sugestão de cachê para os artistas amazonenses. O “prefeito” propõe que “junta 15 cabocos” em “uns teatros desses espalhados pelo Centro” para dividir um montante total de R$ 400. Diante da incredulidade do “repórter”, que pergunta se o valor é individual, a reação do personagem é explosiva: “Aí tu já tá querendo demais, é pra dividir entre eles”.
A representação reflete episódios reais de embates entre o prefeito e a imprensa local. O personagem encerra a entrevista irritado, recusando-se a falar sobre infraestrutura e preferindo focar “nas coisas boas”, em um paralelo claro com atitudes do prefeito David Almeida.