O homem morto a tiros enquanto carregava uma criança de um ano e oito meses nos braços, na noite desta quinta-feira (9), em Florianópolis, Santa Catarina, foi identificado como Alexandre Araújo Brandão, conhecido como “Xuruca do Japiim”. Ele era um grande conhecido na cidade de Manaus por envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Imagens de câmeras de segurança captaram o momento do crime. Nas gravações, é possível ver o criminoso se aproximando de Xuruca, que foge tentando proteger a criança, mas é alcançado por vários tiros. Ele caiu no chão e não resistiu aos ferimentos. A criança, cuja relação com o homem é investigada, não foi atingida.
De acordo com as autoridades, a vítima era uma figura conhecida no crime organizado de Manaus, onde comandava parte do tráfico de drogas na região do Japiim, na Zona Sul.
Esta não foi a primeira vez que Xuruca foi alvo de um atentado. Em julho, ele sobreviveu a uma tentativa de homicídio no próprio bairro que lhe rendeu o apelido, na capital. Na ocasião, o veículo que dirigia, uma Land Rover, ficou crivado de balas. Após o ataque, no qual também foi baleado, ele se mudou para a capital catarinense, onde já tinha antecedentes por tráfico de entorpecentes.
A Polícia Civil de Santa Catarina já deu início às investigações para identificar e prender os responsáveis pelo assassinato e esclarecer todas as circunstâncias do crime.


