Um homem, até o momento não identificado, foi flagrado na manhã de domingo (16) retirando placas em homenagem a vítimas da violência na cidade do Rio de Janeiro. As placas foram instaladas pela ONG Rio de Paz às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul. Sem se sentir intimidado com a movimentação de pessoas, o homem fez o ato de vandalismo em plena luz do dia.
A cena de vandalismo foi registrada em vídeo pela personal stylist Dany Couto e postada na sua conta no Instagram. “Olha que absurdo. O cara retirando as placas do @riodepaz em homenagem a crianças e policiais por violência”, escreveu ela na rede social.
De acordo com Antônio Carlos Costa, presidente da ONG, dez placas com os nomes de policiais foram arrancadas. Placas em homenagem a crianças não foram danificadas. A Rio de Paz afirmou que vai reinstalar as placas. “Não estamos preocupados com dinheiro para refazer as placas. Estamos preocupados com a motivação. Não podemos assistir um massacre humano. Por isso vamos refazer a instalação toda, recebemos a lista da PM dos militares mortos – são 50 – e vamos colocar mais 20 placas de crianças mortas – grandes delas na favelas”, desabafou
A PM se pronunciou sobre o caso. Em nota, a corporação destacou que “a ONG Rio de Paz é um ato legítimo e conta com o apoio da corporação”, diz trecho do comunicado, que continua, “homenagens como essa são raras e de grande importância para a Polícia Militar.