Quatro policiais foram afastados após um vídeo do assassinato de um jovem algemado cair nas redes sociais nesta semana no Rio Grande do Sul. O rapaz que foi morto chamava-se Geovane Matias Maciel, de 19 anos. Ele estava algemado, foi tombado e baleado à queima-roupa.
Geovane era procurado por incendiar a casa da ex, mas nas imagens é possível ver que ele não poderia nem reagir. Emerson Brião, que atirou, Bruno Moogen Souza Ramos, Geremias Pezzi Paim e André Remonti estão respondendo pelo crime cometido na cidade de Bom Jesus..
Em nota a SSP disse que apura o caso, que ocorreu no dia 4 de março mas voltou à tona agora após a divulgação do vídeo.
Diz a nota da SSP:
Sobre a ocorrência do munícipio de Bom Jesus, dia 4 de março de 2025, envolvendo um indivíduo foragido do sistema prisional. A Brigada Militar após tomar conhecimento dos fatos, imediatamente, afastou do policiamento ostensivo os policiais militares envolvidos na ação e foi instaurado Inquérito Policial Militar (IPM), o qual foi avocado para a Corregedoria-Geral da Brigada Militar.
Na última sexta-feira (4/7), foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa dos policiais militares envolvidos, além disso, foi feito o pedido da prisão preventiva, e aguarda-se o despacho do Poder Judiciário. A Brigada Militar reitera seu compromisso com a proteção dos direitos e garantias fundamentais e informa que não compactua com qualquer desvio de conduta.”
Veja: