A polícia prendeu um homem identificado como André Elias Almeida Soares, de 39 anos, pela invasão a uma sinagoga na última segunda-feira (7), em Manaus, onde foi deixado símbolos nazistas. Antes, ele tentou ainda falar com o rabino. O homem é o mesmo que foi flagrado supostamente armado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), gerando pânico.
Segundo a Polícia Civil, André foi preso mediante prisão preventiva cumprida por policiais do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Ele já era investigado por atentar contra a comunidade judaica no Amazonas, além de diversos locais, sempre com discurso de ódio. Na sinagoga, pregou textos com suásticas nazistas.
O homem também tinha fotos de montagens com crianças em atos sexuais, geralmente filhos de autoridades políticas e religiosas, fazendo até a Embaixada dos Estados Unidos acionar o Ministério da Justiça para monitorar o homem.
André foi preso pelos crimes de racismo religioso, simulação de sexo explícito com crianças e teve celulares, computadores e HDs apreendidos em sua casa, onde foi realizada a prisão, em flutuante no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus.