Primeiros resultados de vacina contra Aids são animadores, dizem pesquisadores

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp
Segundo os cientistas, ela foi considerada segura, com redução de 79% do risco de infecção, porém, ainda requer melhorias para ser testada em humanos.

Pesquisadores cientistas se mostram animados com os primeiros resultados da vacina contra a Aids. A vacina é feita com a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA) e se mostrou promissora em animais. Ela foi considerada segura, com uma redução de 79% de redução do risco de infecção nas experiências feitas em macacos.

No entanto, apesar dos resultados animadores, o imunizante ainda requer melhorias antes de ser testado em humanos. “Apesar de quase quatro décadas de esforços da comunidade científica mundial, uma vacina eficaz para prevenir o HIV continua sendo um objetivo inatingível”, disse o imunologista Anthony Fauci, coautor do estudo e consultor da Casa Branca para a crise sanitária. 

O estudo foi publicado na última quinta-feira (9), na revista Nature. Cientistas trabalham em parceria com pesquisadores da Moderna, mesma empresa americana responsável por uma das vacinas mais utilizadas contra a Covid-19.

Primeiramente ela foi testada em ratos e depois em macacos. Eles receberam doses de reforço ao longo deum ano e apensar das atas doses, o produtos foi bem tolerado, causando alguns efeitos colaterais, como perda temporária de apetite.

Durante a pesquisa, todos os macacos desenvolveram anticorpos e ao serem expostos ao vírus, dois de sete primatas não se infectaram. No entanto, os cientistas observaram que os níveis de anticorpos produzidos foram baixos e por isso, irão trabalhar para melhorar a qualidade do imunizante antes de passarem para fase de testes em humanos.

Leia Também