Uma operação chamada “Vapor Digital”, deflagrada nesta terça-feira (28) pela Polícia Federal e a Receita Federal – RFB, em ação conjunta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, teve como alvo várias tabacarias de Manaus. Uma delas, a Smoke Vapeshop & Headshop, é de propriedade de Rosa Tavares, envolvida em um homicídio no trânsito ocorrido na capital.
Vídeo inédito mostra fechada que blogueira de Manaus deu no personal morto em acidente
A operação tem como objetivo combater crimes de contrabando, falsidade documental, uso de documento falso, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e organização criminosa. Cerca de 27 mandados de busca e apreensão estavam sendo cumpridos em locais estratégicos identificados durante as investigações em Manaus.
Além dos mandados de busca, foi concedido judicialmente suspensão das atividades econômicas dos estabelecimentos que praticam a venda do material ilícito e suspensão dos perfis de redes sociais.
A investigação iniciou-se em fevereiro de 2024, em decorrência de três apreensões da RFB realizadas nos Correios e em empresas de transporte aéreo, que culminaram na apreensão de mais de 7.500 cigarros eletrônicos, destinados a pessoas físicas, pessoas jurídicas e distribuidoras na cidade de Manaus.
Por meio de diligências da PF e da Receita, foram identificados 11 suspeitos e 16 estabelecimentos comerciais, em sua maioria tabacarias, tidos como responsáveis e pontos de vendas do produto ilícito, na cidade e nas redes sociais.
Durante as buscas, foram apreendidos armas de fogo, munição, drogas, cigarros eletrônicos e alta quantia em dinheiro.
Crime no trânsito
Rosa Tavares, a proprietária da Smoke Vapeshop & Headshop, foi a responsável por atropelar e matar um personal trainer no dia 31 de setembro do ano passado. Talis Roque da Silva, de 31 anos, foi arremessado na rua Pará, no conjunto Vieiralves, Zona Centro-Sul de Manaus.
O personal estava numa motocicleta e Rosa teria mudado de faixa bruscamente. A blogueira tentou fazer uma conversão para entrar numa outra rua e a motocicleta estava ao lado. Talis foi lançado para a esquina e morreu na hora.
Vídeo inédito mostra fechada que blogueira de Manaus deu no personal morto em acidente