O ex-servidor público, Glaucio Serrão da Silva, de 47 anos, preso por usar cartões do Auxílio Estadual da Seas, desbloqueava a 2º via das vítimas e gastava o dinheiro nos comércios. Além de desviar o dinheiro dos cartões, ele gostava de tirar fotos na igreja, mostrando-se religioso em Manaus.
Durante coletiva de imprensa, realizada na sede da Delegacia Geral, nesta quinta-feira, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, explicou o golpe.
“A Seas recebeu a informação sobre a demora do recebimento dos cartões e fez a notícia crime à Polícia Civil. Essa colaboração foi imprescindível para que nós tivéssemos sucesso na investigação. O autor fez o desbloqueio dos cartões e desviou aproximadamente R$ 37 mil com compras indevidas. Até o momento, temos 12 vítimas identificadas”, disse o delegado-geral.
Conforme o delegado-geral, ele confessou o crime. “Durante as investigações, tivemos acesso a imagens de câmeras de segurança que comprovam as compras feitas pelo indivíduo em estabelecimentos comerciais de Manaus, e isso, inclusive, foi comprovado com o extrato dos cartões”, disse o delegado.
Ao todo foram R$ 37 mil gastos por ele. “Ele saiu da coordenação do Auxílio Estadual e foi para um outro setor, por uma demanda necessária da Seas. E no decorrer de tudo isso, descobrimos os desvios e fizemos o devido afastamento. Após a saída dele, alguns usuários foram buscar a segunda via do cartão na sede da Secretaria, e como nós fazemos a auditoria regularmente, nós identificamos que alguns cartões não tinham sido entregues”, disse a secretária.