Publicidade

Seis agentes da Guarda Municipal envolvidos na agressã0 a morador de rua são pres0s em Manaus

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio da 60ª Promotoria de Justiça Especializada no Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública, deflagrou na manhã desta quinta-feira (1º de maio), a operação Valentia para prender seis agentes da Guarda Municipal de Manaus.

ADVERTISEMENT

O guarda municipal Francisco das Chagas Eugênio de Araújo, que comandou a ação, está preso desde o sábado (26). Os mandados de prisão são contra guardas municipais de Manaus que foram flagrados em vídeo promovendo uma sessão de violência e tortura contra um cidadão indefeso no último dia 12 de abril, divulgado amplamente pela mídia no dia 24.

O caso ganhou repercussão após a divulgação desse vídeo também nas redes sociais, em que um homem aparece imobilizado, com os braços para trás, sendo agredido com diversos golpes de bastão por um guarda municipal, enquanto outros agentes também aparecem na gravação.

Busca e apreensão

Além das prisões, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, totalizando 14 ordens judiciais.

A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Amazonas.

Nota da Prefeitura de Manaus

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), informa que todos os servidores envolvidos no lamentável episódio registrado em vídeo na última semana já estão afastados de suas funções, com os armamentos recolhidos e com apuração rigorosa em curso conduzida pela Corregedoria da Guarda Municipal.

A Semseg colabora com a Polícia Civil do Amazonas nessas investigações e prestará todo o apoio necessário.

E reforça que Manaus conta com uma Guarda Municipal valorosa, que tem empenhado altos investimentos e que já trazem resultados reconhecidos pela sociedade. No entanto, condutas que não estejam em consonância com as boas práticas defendidas no âmbito da segurança pública não serão toleradas, mantendo o compromisso da gestão e do grupamento municipal com a legalidade, os direitos humanos e a confiança da população.

Leia Também

plugins premium WordPress
Verified by MonsterInsights