José Vinícius Santos, funcionário da franquia Burger King em Aracaju, Sergipe, divulgou um vídeo informando que acabou urinando em si após ser impedido de ir ao banheiro. “Se eu sair, levo advertência”, disse ele no desabafo que viralizou nas redes sociais.
O trabalhador disse que não podia sair de um dos quiosques da empresa no Shopping Jardins sob ameaça de demissão por justa causa. Ele explicou que seria advertido na primeira vez, suspenso na segunda e demitido por justa causa na terceira.
O funcionário relatou que, na semana anterior, já havia recebido uma advertência por ter saído do quiosque no horário correto de saída. Ele destacou que a gerente não estava presente no local há várias horas, o que considerava uma injustiça.
A rede emitiu uma nota lamentando o incidente e informou que as pessoas envolvidas foram afastadas. O vídeo de José Vinícius causou indignação nas redes sociais.
Em um comunicado, o Burger King expressou profundo pesar pelo incidente. A empresa informou que as pessoas envolvidas no caso foram afastadas enquanto as informações são apuradas. A empresa também garantiu que está prestando apoio ao colaborador e que tomará todas as medidas cabíveis, uma vez que o respeito às pessoas é parte fundamental de sua cultura corporativa.
O Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT-SE) informou por meio de nota enviada que instaurou, na manhã desta sexta-feira (19), uma investigação para apurar uma possível prática de ilícitos contra Vinícius Santos. “O procedimento encontra-se em fase inicial e tramita sob sigilo. Assim que a situação for apurada, outras informações serão repassadas à sociedade”, acrescentou.
🚨BRASIL: Um Funcionário do Burger King gravou um vídeo mostrando que urinou na roupa, porque não é permitido deixar o posto de trabalho nem para fazer as necessidades básicas. pic.twitter.com/bUS1ZfL5GL
— CHOQUEI (@choquei) May 19, 2023