O sargento Saimon Macambira Jezini, da Polícia Militar do Amazonas, foi preso durante operação da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap), do Ministério Público do Amazonas (MPAM), nesta quarta-feira (1º). Ele é apontado como o mentor intelectual da tentativa de homicídio contra o cantor Eduardo Oliveira, conhecido como DuBarranco. O atirador, que também é PM, já foi preso anteriormente.
Na casa do sargento foram encontradas uma grande carga de armas de fogo, pelo menos 20, além de várias munições, o que chamou a atenção. Ainda segundo o MPAM, a motivação do atentado, que também vitimou a filha de 4 anos da vítima, ainda não foi esclarecida, mas supostamente teria relação com motivo passional. Saimon é quem teria contratado o cabo Jobison de Souza Vieira para cometer a tentativa de homicídio no dia 9 de agosto, na Zona Centro-Sul de Manaus.
O cantor DuBarranco informou que ficou com sequelas na mão, estando impossibilitado de tocar instrumentos musicais. A filha foi atingida com um tiro no tórax e chegou a ficar em estado grave de saúde.
Saimon Macambira foi encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde será ouvido. A motivação ainda será confirmada.