Publicidade

Saiba o que é a febre Oropouche, doença que tem sido registra com mais frequência no Amazonas

Facebook
Twitter
WhatsApp

Até a última quinta-feira (22), o Amazonas reportou 1.398 casos confirmados de febre Oropouche, marcando um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando foram registrados 445 casos, de acordo com informações fornecidas pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). Essa arbovirose, transmitida pelo mosquito Culicoides paraense, também conhecido como maruim, está se manifestando em meio a um surto de dengue e Covid-19 no estado. Os casos de dengue totalizam 1.915 até o momento, com 4 de Chikungunya, 7 de Zika e, por critério laboratorial, 2 de Febre do Mayaro.

ADVERTISEMENT

No período de 10 de dezembro de 2023 a 10 de fevereiro de 2024, foram registrados 2.751 casos e 142 hospitalizações por Covid-19 no Amazonas, resultando em 4 mortes confirmadas durante esse intervalo. A febre Oropouche compartilha sintomas semelhantes aos da dengue, incluindo febre elevada, dores de cabeça, musculares e articulares, além de vômitos e náuseas que podem persistir por até 7 dias.

Em 6 de fevereiro, uma jovem de 15 anos faleceu devido à infecção simultânea por Oropouche e Covid-19 em Manaus. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esclareceu que a vítima estava completamente vacinada contra o coronavírus, descartando assim a possibilidade de a morte ter sido causada por Covid-19.

Leia Também

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido contra cópia!